Parceria melhora a saúde de São José Dos Pinhais

O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, assinou na quarta-feira (28), um documento com o Ministério Público do Paraná, se comprometendo a combater problemas antigos que afligem a área de saúde.

O Ministério Público, representado pelo promotor de justiça Divonzir José Borges, e a prefeitura de São José dos Pinhais estabeleceram um termo de ajustamento de conduta (TAC) com metas e prazos que devem ser atingidos para sanar irregularidades na Secretaria Municipal da Saúde que tiveram início em administrações anteriores.

Herança

Entre as falhas levantadas, e que deverão ser corrigidas, estão as faltas injustificadas ao serviço de alguns profissionais de saúde, e a ausência de programas objetivos e eficazes na área de saúde mental, tanto hospitalar quanto ambulatorial, que ocorrem desde a época da desativação do Hospital Pinheiros.

Controle

O documento também determina a implantação de instrumentos e programas efetivos de capacitação na área de saúde, destinados aos usuários e servidores. Outra novidade é a criação de controles rígidos na aquisição, distribuição e armazenamento de insumos em geral. A medida é uma forma de evitar eventuais desvios e perecimento dos materiais por perda do prazo de validade ou por danos causados pela armazenagem inadequada, o que acarretaria prejuízos ao patrimônio público.

Determinação

Para o prefeito Ivan Rodrigues, o ato demonstra a vontade política da administração em buscar soluções efetivas para os problemas encontrados nos serviços de saúde de São José dos Pinhais.

Segundo o promotor de Justiça Divonzir José Borges, a assinatura do termo de ajuste é “um momento histórico” porque representa o resgate da cidadania e da dignidade humana.

O secretário municipal de Saúde, Miguel Gawloski, também assinou o compromisso e reforçou a preocupação da administração Ivan Rodrigues em humanizar os serviços de saúde do município.

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder