A BANCADA DO PT NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

No período das convenções partidárias que precedeu as eleições houve um debate dentro do PT sobre as coligações nas eleições proporcionais em que as bancadas do partido na Assembléia e na Câmara Federal resistiram à idéia sob o argumento de que o PT do Paraná encolheria.

Nesse espaço abordamos o assunto no dia 12.07.10 e até no Jogo do Poder tratamos do assunto com a então candidata ao Senado Gliesi, quando lhe perguntei sobre a alegação dos parlamentares no sentido de que a direção do partido não estava dando a devida atenção para o perigo que a integridade das bancadas corriam em eventual coligação com partidos com candidatos com mais potencial eleitoral do que os parlamentares do PT.
Ao Jogo do Poder Gleisi, que àquela altura insistia com sua candidatura ao Senado quando eram inúmeras as manifestações de que deveria ir como vice numa eventual chapa com Osmar Dias, classificou as manifestações das bancadas do PT de choradeira e que o PT, no mínimo, repetiria as suas bancadas.
Passadas as eleições vê-se que a política de alianças do PT, pois, além de montar o palanque de Dilma, Gleisi elegeu-se senadora e o partido conseguiu repetir suas bancadas.
Elegeu André Vargas, Zeca Dirceu, Vanhoni e até Dr. Rosinha, em relação a quem pairava um temor maior quanto a sua reeleição.
Na Assembléia Legislativa o Partido foi também muito bem.
Mas persistem queixas daqueles que não conseguiram se reeleger, que é o caso do Deputado Elton Welter que, com uma boa votação de 41,9 mil votos não logrou êxito no intento de voltar à AL na próxima legislatura.
O Deputado diz que se o PT tivesse concorrido sem coligar nas proporcionais teria feito uma bancada de 8 a 10 deputados estaduais. É verdade, mas a coligação nas proporcionais entre os partidos que apoiaram Osmar Dias foi ponto de grande importância para que a aliança pudesse ter acontecido e montado um palanque à altura das aspirações do partido na eleição presidencial.
Paulo Bernardo, que parece ter sido o inspirador da montagem do palanque de Dilma no Paraná sai da eleição com o mérito de ter acertado em tudo, inclusive na insistência de manter Gleisi como candidata ao Senado.
TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder