INAUGURAÇÃO DA TRINCHEIRA AV. DAS TORRES EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

A partir da semana que vem os curitibanos não terão mais as imensas filas para atravessar o semáforo do aeroporto na Avenida das Torres em São José dos Pinhais.
As idas e as vindas das praias catarinentes e para chegar ao aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais serão menos demoradas.
A obra da trincheira da Avenida Rui Barbosa com a Avenida das Torres (denominada de Trincheira Ministro Affonso Camargo) está chegando ao fim. Segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), responsável pela obra, que teve apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, o local será liberado na próxima segunda-feira (04). A inauguração está marcada para as 10h30 e já será um importante passo para melhorar a acessibilidadade ao aeroporto, importante equipamento da Copa 2014.
A obra atrasou muito o prazo da sua conclusão por questões relacionadas ao seu planejamento.
A obra resulta de uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Pinhais e o Governo do Estado, que atuou através da Comec.
A Prefeitura de São José dos Pinhais ficou responsável pela parte da pavimentação do trecho e pelas desapropriações e foi justamente esse um dos fatores de atraso da obra.
No início da administração do Prefeito Ivan Rodrigues, em 2009, ainda havia importantes pendências relacionadas a desapropriações que deveriam ter sido resolvidas no governo anterior e que ameaçavam a continuação do empreendimento.
A nova gestão teve que fazer um grande esforço para reunir recursos orçamentários, inclusive com o envio de projetos ao legislativo municipal para aprovação em regime de urgência, e depois tivemos que nos submeter a um desgastante processo de negociação dos os proprietários das áreas para a liberá-las e viabilizar a passagem da obra.
Nem sempre as negociações para desocupar a área necessária para a execução da obra foram bem sucedidas e o Município teve que lançar mão de medidas judiciais, o que atrasou ainda mais o cumprimento dos prazos, pois o Judiciário nem sempre reage no tempo ideal.
A desapropriação de parte do terreno da Nutrimental foi a parte mais problemática, pois não houve acordo em relação aos valores e o Município teve que ajuizar medida judicial e foi forçado a depositar os valores referentes a avaliação judicial, cuja contestação se arrasta até hoje na Justiça.
Mas a Prefeitura conseguiu disponibilizar todas as áreas para a execução da obra, em tempo para que não houvesse qualquer obstáculo na liberação dos recursos do financiamento que viabilzou a obra.

Um outro problema grave e que não dependeu do Município foi de drenagem e que dificultou muito a conclusão da obra, atrasando o prazo de entrega da trincheira, que teve um investimento de R$ 12,5 milhões.
Durante esta semana será concluída a alça que dá acesso à Avenida das Torres e também os acabamentos finais como pintura, sinalização e paisagismo.
Com a nova estrutura liberada, o acesso dos bairros para o centro será facilitado. Os desvios que precisavam ser feitos pelos moradores, utilizando principalmente a Rua Almirante Alexandrino, em São José dos Pinhais, não serão mais necessários. A obra conta com duas pistas, com duas faixas cada uma, sentido São José dos Pinhais/BR-277 – Bairro Afonso Pena, além de duas ciclovias.
Haroldo Eustáquio da Silva, supervisor de obras da Comec, explica algumas ações feitas no local. “Foi feito um rebaixamento da Avenida Rui Barbosa para implantação da trincheira e também uma drenagem das águas pluviais com a colocação de uma tubulação margeando a Avenida das Torres e entrando para o Rio Ressaca”.
A trincheira facilitará a mobilidade urbana da região. “Durante as obras tivemos que fazer alguns remanejamentos que exigem tempo, mas contamos com a ajuda da Copel e da Sanepar para agilizar o processo”, completou o supervisor da Comec.
Quem ganha com a implantação da nova trincheira é o povo são-joseense. “A diferença vai ser muito grande quando a trincheira for aberta, principalmente para o morador da cidade. Quem tinha que dar uma volta grande terá a vida facilitada”, ressaltou o secretário municipal de Viação e Obras Públicas, Nivaldo Carneiro.

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder