RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Um dos mais importantes espaços históricos de São José dos Pinhais será restaurado. O Centro de Vivência João Senegaglia abrigará um novo teatro com 100 lugares.
Em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), o imóvel, tombado pelo patrimônio histórico de São José dos Pinhais, passará por uma restauração, mantendo sua forma original, mas adequando o local ao seu novo uso. A obra deverá ficar pronta em dois meses.

Prédio de 1904, onde funcionou a Fábrica Senegaglia (metalúrgica), primeira fábrica do município, o centro atualmente funciona como um complexo cultural que compreende o Espaço Cultural Zacarias Alves Pereira, Galeria de Arte e o Teatro de Bolso Iguaçu, Museu do Boneco Animado e a Secretaria Municipal de Cultura.
O local será transformado em Centro Cultural e abrigará um teatro com mais de 100 lugares, além da instalação do Museu da Indústria Paranaense. Para o município, o restauro do imóvel trará benefícios. Além de criar um pólo cultural, é uma forma de criar uma nova atração de lazer e de turismo, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e para a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico do município.
A preocupação da atual administração municipal de investir na conservação do patrimônio histórico de São José dos Pinhais, que foi objeto de muito questionamento recentemente em razão da demolição do prédio onde foi o Gabinete do Prefeito, não vai parar na revitalização do Centro João Senegaglia.
A Praça Getúlio Vargas, situada no local do antigo terminal urbano, terá novas instalações, mas preservando a caixa d´água e retornando à antiga função do espaço: uma praça de lazer.
O local será um novo espaço de convivência da população são-joseense. O projeto conta com uma área de aproximadamente 8.500 m². Será feita também a substituição do piso e a instalação de um espelho d’água ao redor da caixa d’água. Além disso, serão realizados o plantio de novas árvores e o novo projeto de iluminação e de mobiliário urbano. E para revitalizar a edificação da caixa d´água, as pastilhas serão substituídas de acordo com as características das originais. Playground, bicicletário, espaço para eventos ao ar livre e mesas de xadrez também serão instalados na Praça Getúlio Vargas.
“Os locais que merecem ser preservados estão sendo. Esta administração é pautada pela preservação dos espaços históricos e culturais do município. E estas obras em pontos importantes de São José dos Pinhais, buscando dar um uso cada vez melhor para esses pontos, são provas da nossa preocupação”, afirma o prefeito Ivan Rodrigues.
Com a caixa d´água preservada, a Praça Getúlio Vargas, situada no local do antigo terminal urbano, terá novas instalações
O Museu Municipal Atílio Rocco, onde funcionava a antiga Prefeitura e também abrigou o Fórum e a Associação Comercial, também será revitalizado. A obra dará maior comodidade aos visitantes, melhor acomodação ao acervo e ao uso administrativo da instalação.
A Biblioteca Municipal Scharffenberg de Quadros, que foi sede do Fórum e da Câmara Municipal, é outro espaço que passará por revitalização. De acordo o projeto, o espaço terá nova função e passará a ser um centro de informações turísticas, com auditório, local para pequenas conferências e exposições. O objetivo é transformar a atual biblioteca em um cartão de visitas da cidade. Mas no início da revitalização, o local continuará alojando a biblioteca.
“A revitalização destes espaços demonstra claramente o compromisso com a preservação da verdadeira memória do município. Somadas à revitalização do Bosque da Usina e do Paço Municipal, essas obras darão ao município um aspecto de modernidade responsável, elevando a autoestima do são-joseense, colocando a região central e histórica de São José dos Pinhais entre as mais belas do Paraná”, afirma o secretário municipal de Cultura, Christian Bundt.

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder