CURITIBANO LIVRE DA FILA PARA PRAIA

Nova trincheira trará redução de acidentes e fluidez do trânsito

A trincheira da Avenida Rui Barbosa com a Avenida das Torres (denominada Trincheira Ministro Affonso Camargo), em São José dos Pinhais, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (4). O prefeito Ivan Rodrigues e o governador Beto Richa fizeram o descerramento da placa inaugural.
A nova obra dará mais fluidez ao trânsito, num trecho por onde passam cerca de 50 mil veículos diariamente. Além disso, a conclusão da trincheira trará mais segurança aos motoristas. Segundo dados do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais), em 2008 ocorreram 82 acidentes no cruzamento em nível que existia naquele ponto. O excesso de velocidade e o desrespeito à sinalização eram as principais causas destes acidentes.
Em uma parceria do município com o Estado, a obra levou mais de dois anos para ser concluída. Com investimento de R$ 12,5 milhões, a nova trincheira beneficiará os moradores de São José dos Pinhais, eliminando vários desvios, mas também toda a região metropolitana, Curitiba e os estados vizinhos. Com a Avenida Rui Barbosa totalmente liberada, a ligação da BR-376 com a BR-277 será facilitada. Com isso, o acesso ao litoral paranaense e catarinense será mais rápido.
“É uma obra fundamental do governo com a parceria do município. Tivemos algumas dificuldades, mas agora estamos entregando à população. O tráfego na região será melhorado e facilitará a vida dos cidadãos. É uma satisfação ver essa trincheira funcionando”, afirma o prefeito Ivan Rodrigues.
São José dos Pinhais participou de todas as desapropriações necessárias, cujo custo foi superior ao investido pelo Estado na obra em si. A trincheira facilitará muito o acesso dos bairros para o Centro. “Tínhamos que viabilizar as desapropriações para a continuação da obra e foi isso que fizemos já no início da gestão. A obra está concluída e facilitará o deslocamento de bairros importantes como o Afonso Pena, Guatupê, Borda do Campo e outros”, acrescentou Rodrigues.
O governador Beto Richa também comentou a importância da obra. “É uma belíssima obra, que melhorará o trânsito no local, que não é pequeno. Além disso, trará avanços ao Estado. É uma parceria do governo estadual, municipal e também federal, que passou por muitas gestões e temos a felicidade de inaugurá-la”, disse Richa.
Maior beneficiário da trincheira, o morador de São José dos Pinhais pôde utilizá-la logo após a inauguração oficial, na manhã desta segunda-feira (4). “Eu acompanhei a obra desde o início. Moro na rua do aeroporto e sofria com os engarrafamentos, nos dois sentidos, que não existirão mais. Isso tudo acabou, o trânsito melhorou e desafogou no local”, comemorou o morador Marcos Teixeira da Silva.
A inauguração da obra contou com cerca de duzentas pessoas, incluindo diversos secretários municipais e diretores das secretarias, deputados, representantes da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e o superintendente da Infraero, Antônio Pallu.
Estiveram presentes ainda o presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Prof. Assis Manoel e os vereadores Toninho da Anderson, Fenemê, Bira do Banco, Lucia Stoco, Onildo, Carlos de Castro, Professor Walder e Mari Temperasso. Segundo o prefeito, os vereadores de São José dos Pinhais tiveram papel importante, ajudando na agilidade para as desapropriações feitas no local.
Cerca de 200 pessoas, entre elas moradores, vereadores, secretários e deputados, participaram da inauguração da Trincheira Ministro Affonso Camargo.

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder