PROTESTO EM CURITIBA NO DIA DO COMBATE À CORRUPÇÃO

Os curitibanos farão um protesto em frente ao Palácio Iguaçu, a partir das 19 horas desta sexta-feira (09), Dia Internacional de Combate a Corrupção, denominado Dia do Basta. Os manifestantes pedem que a corrupção seja considerada crime hediondo e reivindicam também o voto público no Congresso, quanto a constitucionalidade da Ficha Limpa e a destinação de 10% do PIB para Educação. O protesto ocorrerá também em outras 16 cidades do país.
Os 10% do PIB para a educação é uma tese que vem sendo defendida pelos setores à esquerda do PT (PSOL e outros) e é bem pouco provável que venha a ser aprovada no Congresso.
A lei da Ficha Limpa está sendo objeto de apreciação no Supremo Tribunal Federal e é provável que seja validada com algumas restrições ao texto original.
A tese de tornar o crime de corrupção hediondo não parece razoável e é pouco provável que passe no Congresso Nacional.
As votações secretas no Congresso Nacional ocorrem em poucas situações e realmente seria uma boa medida que elas deixassem de ocorrer quando se trata de julgamento de processo ético-disciplinar dos membros do parlamento. Os julgamentos devem ser públicos, como são os julgamentos do Judiciário, exceto nos casos em que há decreto de Segredo de Justiça, uma exceção à regra da publicidade.

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder