MP-PR: BETO NOMEIA GIACOIA

Sem nenhuma surpresa, o procurador de Justiça Gilberto Giacoia foi indicado, nesta quinta-feira, pelo governador Beto Richa, para o cargo de procurador-geral de Justiça. Ele foi o candidato mais votado na eleição realizada pelos membros do Ministério Público do Paraná. Na lista tríplice estavam Giacoia, que recebeu 397 votos, o procurador de Justiça Mário Sérgio de Albuquerque Schirmer, que teve 247 votos, e o promotor de Justiça Fuad Chafic Abi Faraj, que obteve 86 indicações. A lista tríplice foi entregue ao governador nesta manhã, pelo atual procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto. Richa não teve dúvida na escolha, primeiro pela competência e seriedade de Giacóia, segundo por ser também o nome da preferência da maioria esmagadora do MP. Gilberto Giacoia sempre foi respeitado pelo MP, onde está há 31 anos.

Leia mais:

QUINTA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2012
MP-PR: Giacóia levou fácil
Foi vitória folgada e sem surpresas a eleição no Ministério Público do Paraná (MP-PR). Os promotores votaram em peso no procurador Gilberto Giacoia para assumir o cargo de Procurador-Geral de Justiça do MP. Giacóia teve 397 votos, Mario Schirmer 247 e Fuad Faraj 86 votos. Apesar da vitoria nas urnas, o resultado segue agora para o governador Beto Richa, que tem até 15 dias para escolher quem assume o cargo. O eleito irá substituir Olympio de Sá Sotto Mayor, que está no cargo há quatro anos – dois mandatos consecutivos. A posse está marcada para o dia 9 de abril.
Provável que Richa obedeça a vontade da maioria.

SEXTA-FEIRA, 9 DE MARÇO DE 2012
Eleição no MP/Pr. Participe.

Os Associados Fuad Faraj e Mario Sérgio de Albuquerque Schirmer protocolaram requerimento solicitando que a APMP promova debate entre os que pretendem concorrer ao pleito de escolha do próximo Procurador-Geral de Justiça, com transmissão via internet. Encontrando os requerimentos amparo nas finalidades da APMP (art. 1º, “a” e “e” do Estatuto), foram deferidos pela Presidência, “ad referendum” da Diretoria, sendo nomeados os Associados Sergio Luiz Kukina e Mauricio Kuehne, para compor Comissão encarregada de regulamentar o debate. As regras serão discutidas em comum com os candidatos. Por questão técnica, funcional e operacional do equipamento e sistema de videoconferência, o debate será realizado após a data limite de inscrição dos candidatos ao cargo, em um dia, provavelmente no início da noite de 9 ou 12 de março, ou pela manhã de 10 de março, convidando-se, desde logo, a todos os candidatos inscritos para, querendo, participar. A APMP informará, oportunamente, a data e horário do evento para que todos possam participar, quer se fazendo presentes na sede da APMP, ou por videoconferência, esclarecendo também a forma de participação dos Associados. Faculta-se, desde já, aos Associados, enviarem e-mail para presidência@apmppr.org.br com sugestões, perguntas, questionamentos, de interesse institucional, que gostariam fossem abordadas pelos candidatos.

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder