Análise do quadro eleitoral nos municípios do Paraná por Murilo Hidalgo, no Jogo do Poder. Opine também…

Durante entrevista ao advogado Luiz Carlos da Rocha, no programa Jogo do Poder, o entrevistado Murilo Hidalgo, da Paraná Pesquisas, fez uma análise do quadro eleitoral da capital paranaense e dos principais municípios paranaenses. Confira alguns detalhes da entrevista que foi ao ar, ao vivo, no último domingo (08), às 23h, na Rede CNT.

Ao analisar o quadro eleitoral em Curitiba Hidalgo disse que a maior surpresa foi quanto à escolha dos vices. “Foi um processo um pouco traumático”, ressaltou, argumentando que depois de uma semana os ânimos vão se acalmar.

De acordo com o entrevistado a capital paranaense terá entre sete e oito candidatos. Os principais são: Luciano Ducci (vice: Rubens Bueno); Gustavo Fruet (vice: Mirian Gonçalves), Rafael Greca (vice: Marinalva) e Ratinho Jr.

Pinhais e Quatro Barras – Segundo o analista político os municípios de Pinhais e Quatro Barras, localizados na Região Metropolitana de Curitiba, terão eleições muito calmas. O motivo é simples: os atuais prefeitos estão com ótima aceitação junto aos munícipes. Ambos vão concorrer a reeleição.

Arapongas – Já em Arapongas a campanha tende a ser mais quente. “Praticamente uma briga de família entre os Pugliesi”, argumenta.

Cambé – As eleições no município de Cambé, segundo Hidalgo será bastante equilibrada entre o grupo do atual Prefeito e o de Durval Amaral.

Cascavel – Quanto às eleições em Cascavel, Hidalgo destaca as candidaturas de última hora, pois “nesse vai ou não vai, o candidato de última hora vai perdendo espaço”, disse.

Campo Magro – Em Campo Magro, o diretor da Paraná Pesquisas destacou que a disputa eleitoral será entre prefeitos e ex-prefeitos: Atu Bozzinha, Cappezi e Menegusso. Mencionou também o nome do advogado Rafael Rocha, pelo PCB.

Irati – De acordo com Hidalgo a campanha em Irati será tranquila. Os candidatos são a advogada Ieda Waydzik (PV), o advogado Odilon Burgath (PT) e o empresário Jorge Derbli (PSDB).

Mandirituba – Em Mandirituba os candidatos que disputarão a cadeira de prefeito são o Cartário, Lauri Palu, Julio Carvalho e Machadinho, que disputa a reeleição que promete.

Cornélio Procópio – Já em Cornélio Procópio as principais candidaturas, segundo Hidalgo, são as de João Carlos Lima (PT) e Frederico Alves – Fred (PSC). O município tem ainda como candidato Emerson Fonseca (PMDB). A nota digna de menção é que o PSDB vai de vice do PT.

São José dos Pinhais – A disputa eleitoral no município de São José dos Pinhais será entre o atual prefeito Ivan Rodrigues (PSD) que concorre a reeleição, Luiz Carlos Setim (DEM), Rodrigo da Rocha Loures (PMDB) e Carla Gapski (PSDC).

Guaratuba – Em Guaratuba a atual prefeita Ivani Justus (PSDB) vai enfrentar o candidato José Ananias, ex-prefeito cidade.

Matinhos – Em Matinhos a principal disputa será entre o atual prefeito Eduardo Almora (PDT), que vai disputar a reeleição, e a esposa do ex-prefeito Chiquinho, Maria Aparecida (PSDB).

Ao comentar sobre as liminares obtidas por Beti Pavin (Colombo) e Roque (Paranaguá), por exemplo, os quais estavam sub judice, Hidalgo destacou que as eleições de outubro não serão só de marqueteiros, mas também de advogados. Segundo ele haverá muita disputa judicial, pois o Tribunal Eleitoral tem tido muito rigor com candidaturas que não preencham todos os requisitos da lei eleitoral.

Murilo Hidalgo comentou ainda sobre a Câmara de Vereadores de Curitiba. Ele disse que nas eleições de 8 de outubro acontecerá “a maior renovação da história”. E essa renovação se dará por causa da divisão política entre os partidos, que gerou muitas chapas nas eleições proporcionais e todas com chances de eleger pelo menos 1 vereador.

Ainda sobre as eleições de outubro, Hidalgo destacou que haverá um equilíbrio entre PT e PSDB nas cadeiras de prefeito no Paraná. Segundo ele o PSDB está dando ênfase aos municípios menores e deixou de lado os municípios de maior expressão eleitoral. Ressaltou que PT também deverá crescer.

O analista político ressaltou também que no decorrer da campanha muitos fatos ocorrerão e que a cada semana haverá novidades.

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder