MORRE CRIADOR DO IPPUC

Do JORNALE

Morreu por volta das 19h30 de domingo (9) o ex-prefeito de Curitiba e ex-ministro da agricultura Ivo Arzua Pereira. O ex-prefeito, que também era engenheiro civil e administrador, tinha 87 anos e sofreu um infarte fulminante quando estava na casa da família.

Ele assumiu a prefeitura da capital entre 1962 e 1967. No Ministério da Agricultura assumiu o cargo entre março de 1967 e outubro de 1969.

Arzua foi o responsável pela criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) e por um novo plano de urbanismo da capital. Além disso, ele também promoveu a renovação do centro urbano de Curitiba, construiu o conjunto de casas populares Nossa Senhora da Luz e a rede municipal de ensino de primeiro grau.

Como ministro, Ivo elaborou o planejamento da agricultura brasileira e criou três institutos de pesquisas agropecuárias no governo de Costa e Silva. Em 13 de dezembro de 1968, ainda no mesmo governo, Arzua assinou o Ato Institucional nº 5 (AI-5), que deu ainda mais poderes para o governo militar.

Ele foi um dos 19 que assinou o ato, e sempre dizia que apresentou seu voto por escrito e condicionado a vários termos. O engenheiro também escreveu vários livros sobre a experiência como político e administrador.

O corpo de Arzua será sepultado nesta segunda-feira (10) às 17h no Cemitério Municipal de Curitiba.

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder