PICLER É DO INSTITUTO IRG PESQUISAS ELEITORAIS

Notícia do Jornale

Pesquisa de instituto ligada a político é divulgada em São José

Qua, 19 de Setembro de 2012 16:09
Instituto IRG tem dirigente do PDT no conselho


Uma nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de São José dos Pinhais voltou a provocar polêmica na cidade. Em agosto, o jornal Metrópole já havia publicado uma sondagem do Instituto Datacenso, impugnada pela Justiça Eleitoral. Agora, o mesmo jornal publicou uma pesquisa realizada pelo Instituto IRG, que tem em seu conselho, o empresário Wilson Picler, dirigente do PDT e um dos conselheiros do instituto.

O instituto pertence oficialmente a Ricieri Garbelini, professor da Facinter, instituição dirigida por Picler. O pedetista afirma que dá suas opiniões somente em relação a eleição de Curitiba, no entanto tem interesses nas disputas em outros municípios.

A pesquisa do IRG aponta o candidato do DEM, Luiz Carlos Setim com 48,42% das intenções de voto, seguido do prefeito Ivan Rodrigues (PSD), com 16,58%. Rocha Loures (PMDB) teria 7.96%, Carla Gapski (PSDC) com 3,15%, José Augusto (PCB) com 0,66%, bancos e nulos 3,15% e eleitores indecisos 20,06%.

 

DO BLOG DO JOGO DO PODER
 
Parece pouco razoável que um político com funções partidárias, exercendo cargos de direção num partido político, possa estar atuando como conselheiro de um Instituto de Pesquisa que se põe a fazer levantamento eleitorais.
Há um obstáculo ético insuperável entre a função de dirigente partidário, como é o caso de Picler, é qualquer tipo de atividade na estrutura de um instituto de pesquisa eleitoral.
No caso, os profissionais que atuam no instituto ainda são também professores na faculdade controlada empresarialmente por Picler, circunstância põe sob forte suspeita o trabalho do instituto, pois esse tipo de atividade não pode estar contaminada com nenhuma injução político partidária.
TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder