DATA FOLHA DÁ FRUET COM 16 PONTOS À FRENTE

Jornale

Datafolha aponta Fruet 16 pontos a frente de Ratinho

Sex, 19 de Outubro de 2012 01:54
Maioria dos votos de Ducci migraram para pedetista

Depois de chegar ao segundo turno por uma diferença de menos de 5 mil votos para o terceiro colocado, o candidato Gustavo Fruet (PDT) lidera agora a corrida pela Prefeitura de Curitiba, revela pesquisa Datafolha. De acordo com o levantamento, Fruet tem 52% das intenções de voto, contra 36% de Ratinho Junior (PSC). Brancos e nulos somam 8%, e há 4% de eleitores que se dizem indecisos.

Em votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos, Fruet tem 60%, contra 40% de Ratinho Jr. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Do primeiro turno para cá, Fruet mais que dobrou sua performance: no primeiro turno, ele fez 27% dos votos válidos, e Ratinho, 34%.

A adesão à candidatura do pedetista vem principalmente dos eleitores de Luciano Ducci (PSB), atual prefeito e terceiro colocado na votação: 55% desses eleitores migraram para Fruet. Outros 24% optam por Ratinho Junior.

Segundo a pesquisa, o candidato do PSC ainda perdeu 14% de seus eleitores do primeiro turno para Fruet –que, por sua vez, manteve 92% dos seus votos até agora.

Na pesquisa, feita entre os dias 17 e 18 de outubro, o instituto ouviu 1.267 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento, encomendado pela Folha e pela RPC TV, foi registrado na Justiça Eleitoral com o número 00679/2012.

JOGO DO PODER
O que impressiona é é o brutal crescimento de Fruet do primeiro para o segundo turno, mais que dobrando os votos, e o fato de Ratinho não ter agregado praticamente nada no mesmo período.
Trata-se de uma vantagem bastante cômoda. Os 10% de vantagem do IBOPE já configuravam um quadro de muito conforto para Fruet.
O que parece é que os analistas ouvidos no Jogo do Poder estão acertando ao dizer que Fruet capturou de Ratinho Jr a onda da mudança e está capitalizando os votos dos eleitores que queriam mudar, além de, paradoxalmente, atrair os eleitores que não queriam mudar e votaram em Ducci.
TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder