Gilberto Giacoia, Procurador-Geral de Justiça no Jogo do Poder deste domingo (11/11)

O Procurador-geral de Justiça do Estado do Paraná, Gilberto Giacoia, é o entrevistado deste domingo (11) do Jogo do Poder Paraná. A entrevista vai ao ar, ao vivo, a partir das 23h, na Rede CNT (Canal 06). Na pauta, as atividades e a importância do Ministério Público no Paraná.
Gilberto Giacoia, que já havia sido procurador-geral de justiça durante o biênio 1998/2000, foi eleito para o segundo mandato em 2012, com 397 votos. A eleição, destinada à formação da lista tríplice, foi realizada no dia 14 de março de 2012. A solenidade oficial de transmissão do cargo aconteceu em abril deste ano no Auditório Potty Lazzarotto, do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Giacoia sucedeu Olympio de Sá Sotto Maior Neto.
O atual procurador ingressou no Ministério Público mediante concurso público realizado em 1980. Assumiu em 5 de janeiro de 1981, na Comarca de Bandeirantes, e foi promovido a Procurador da Justiça em 14 de junho de 1995. Nos ano de 1999 e 2000 presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do MP (CNPG).
Doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010), é professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que integra a Universidade do Norte do Paraná (Uemp). Giacoia Bacharelou-se em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro.
Atribuições do Procurador-Geral de Justiça
O procurador-geral de Justiça é o chefe máximo do Ministério Público Estadual, com mandato por um período de dois anos, permitida uma recondução. Como chefe da instituição, além de conduzir administrativamente o Ministério Público Estadual, imprimindo-lhe a política institucional, é dele a competência originária para propor alguns tipos de ação, como as que envolvem juízes, promotores, deputados, prefeitos, governador, dentre outras autoridades do Estado. Também preside os órgãos da Administração Superior do MP, como o Conselho Superior e o Colégio de Procuradores, e tem assento, como representante do Ministério Público, nos órgãos superiores da Justiça Estadual, como o Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Integra, ainda, o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais.

Fonte:(Asimp/MP/PR)
TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder