GLEISI: EDUCAÇÃO GANHA COM ROYALTIES

Do Jornale

Educação ficará com royalties das novas concessões do petróleo

Sáb, 01 de Dezembro de 2012 09:56
                                                  Anuncio foi feito pelo ministro Aloizio Mercadante

Ao anunciar a nova divisão dos royalties do petróleo nesta sexta-feira (30), o ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou que a presidente Dilma Rousseff editou uma medida provisória que garante a destinação dos recursos dos royalties de novas áreas de petróleo no país para a educação.

“Todos os royalties, a partir das futuras concessões, irão para a educação. Isso envolve todas as prefeituras do Brasil, os Estados e a União, porque só a educação vai fazer o Brasil ser uma nação efetivamente desenvolvida”, disse o ministro. “100% dos royalties futuros irão para a educação, e 50% de todo o rendimento do fundo social irá para a educação.”

O ministro afirmou ainda que metade do que será obtido pelo regime de partilha, que vai para o Fundo Social, será destinada para a educação. O Fundo Social foi criado em 2010 e funciona como uma espécie de poupança pública que utilizará as receitas da União para projetos sociais como o combate à pobreza, esporte e saúde, entre outros. Agora, o fundo passará a destinar 50% do que recebe somente para educação.

Além de Mercadante, o anúncio foi feito pelos ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), no Palácio do Planalto, que, sob o coordenação da Ministra da Casa Civil, desempenharam importante papel para que o Governo definisse sua posição sobre o tema.

A ministra Gleisi afirmou que com esses recursos o país construíra uma verdadeira revolução na educação e que o governo já vem se empenhando nesse sentido com a aprovação do novo PNE.

A nova MP tratará apenas dos poços de petróleo que trabalharam no regime de concessão em poços ainda não licitados e será publicada no Diário Oficial na próxima segunda-feira (3) junto com as justificativas dos vetos do projeto.

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder