A resenha das revistas Veja, Istoé e Época

Quem não quiser passar raiva não deve folhear Veja de trás para frente ! Lá pelas últimas páginas está a “fascinante ” e “imperdível” matéria de capa sobre os costumes e a excessiva seriedade de cantores sertanejos como o intelectual Michel Telo, a dupla arroz de festa Zezé Di Camargo & Luciano e o dueto formado pelos fofinhos Bruno e Marrone. Permeiam a reportagem fatos “inéditos” como os jatinhos usados pelos incríveis artistas e as dietas para manterem seus esbeltos corpos. Para completar, a semanal elogia, em editorial, a surpresa do repórter em relação ao profissionalismo com o qual os sertanejos tocam as suas rotinas (como se médicos, engenheiros, jornalistas, advogados e professores brasileiros, por exemplo, não o fizessem igual ou tanto quanto nossos incomparáveis cantores ou como se cantores sertanejos não tivessem nascido com cérebro para tanto e daí a estupefação do jornalista). Ainda na plenitude da reflexão jornalística, Veja nos brinda com matéria focada na baixa audiência da novela global Salve Jorge. No maior estilo consultor de teledramaturgia, o repórter conclui que as mulheres que atuam para o folhetim beiram a debilidade e prejudicam os índices da novela. Na opinião da semanal, faltam mulheres com personalidade forte para atrair mais telespectadores às novelas globais. Para compensar o tropeço editorial, um bom texto nos mostra como o governo federal pretende aplicar mais de 1 trilhão de reais que ira arrecadar em 2013. Boas matérias ainda abordam que a China se prepara para eventual guerra contra o Japão (ainda bem que estão do outro lado do planeta), além da revelação de que os traficantes continuam a pintar e bordar nos morros cariocas. Na política, Radar confirma que a ministra Gleisi acertou com a Chefona que ficara mais um ano a frente da Casa Civil, e que Dilma pretende trocar Ideli (Relações Institucionais) mas esta difícil encontrar um novo nome.

Na edição em que põe na capa o amor aos bichos de estimação, com direito a texto piegas do chefe de redação João Gabriel de Lima, Época publica editorial em tom mansamente crítico à redução ainda maior das tarifas de energia. A revista aplaude a medida, mas questiona o tom “eleitoreiro” do discurso de Dilma Rousseff e também os artifícios do governo para chegar ao desconto, como os aportes do Tesouro e o uso da dívida do Paraguai por Itaipu. Por falar na binacional, a coluna de Felipe Patury diz que o novo prefeito de Foz do Iguaçu desengavetará projeto de R$ 200 milhões da Itaipu para construir um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre a cidade e as Cataratas. A coluna relata ainda que o PSDB quer tirar o PMDB do palanque de Dilma distribuindo cargos nos Estados – operação que já ocorreu em MG e no PR, mas que foi abortada em SP por Michel Temer. Assunto, aliás, tratado com destaque pela Folha de S.Paulo deste sábado. E os peemedebistas que postulam o comando da Câmara e Senado são alvo de nova cacetada: Henrique Alves (RN) e Renan Calheiros (AL), diz a Época, são citados pela Polícia Federal no relatório da Operação Navalha, acusados de receber propina para facilitar a liberação de verba à empreiteira Gautama para a construção de uma barragem em Alagoas. Aparentemente, nada que abale a eleição no Congresso nem a ilibada reputação dos distintos parlamentares. Por fim, reportagem de 10 páginas (!) com único intuito de encher a bola do governador pernambucano Eduardo Campos, investindo para aparecer no cenário nacional onde ainda é um ilustre desconhecido.

IstoÉ vai na manjada trilha da ciência para compensar a semana sem grandes assuntos nacionais: a capa fala da nova terapia genética, que substitui um gene defeituoso por outro normal e que ajudará a combater uma série de doenças, inclusive o câncer. Reportagem acima da média para o padrão IstoÉ. A revista também dedica matérias ao poder inesgotável do PMDB e à entrada da Embraer no crescente mercado de helicópteros.

Saúde os meninos da Vila Belmiro que começaram bem o ano ganhando a Copa São Paulo.

Bom final de semana a todos e nos deliciemos com os emocionantes embates e jogadas brilhantes dos estaduais !!! Abs

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder