PF INDICIA 40 NA SANEPAR POR DESPEJO IRREGULAR DE ESGOTO

A operação deflagrada pela Polícia Federal em dezembro do ano passado (2012), chamada de “OPERAÇÃO IGUAÇU”, e que flagrou a Sanepar despejando esgoto esgoto irregularmente no Rio Iguaçu e que, na ocasião, resultou na prisão de 7 pessoas ligadas a empresa, teve o seu primeiro desdobramento.
O rio Iguaçu nasce na região metropolitana de Curitiba, onde tem seus mananciais, e depois de cortar a periferia da capital paranaense recolhendo água de alguns afluentes que passam pela capital paranaense, corta do Estado em direção ao oeste e vai desembocar no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu, mas antes produz o espetáculo das cataratas.
Depois de ouvir diversas testemunhas visando o esclarecimento dos fatos o Delegado Federal Rubens Lopes da Silva decidiu promover o indiciamento de 40 funcionários da empresa por supostamente terem contribuído de alguma maneira de para o despejo irregular do esgoto no rio.
Em declaração à imprensa o delegado informou que “A maioria deles admitiu que havia uma deficiência no sistema, que o sistema funcionava de forma quase que precária e que havia efluentes contaminados nos cursos d’água”, sendo que um dos diretores da empresa teria informado, inclusive, que afirmou que a empresa entende que os processos para regularizar o esgoto são muito caros e daí a opção de não implantá-los.
Em razão disso o delegado tomou a decisão de indiciar 40 funcionários da empresa.
A Sanepar alegou na ocasião que os procedimentos para tratamento de esgoto estavam dentro da lei a lei e do que preconizam as melhores técnicas para o setor e agora reiterou a mesma posição, acrescentando que está investindo R$ 180 milhões na reforma de quatro estações de tratamento de esgoto na região metropolitana de Curitiba.
O inquérito será relatado e remetido a Juízo para que o Ministério Público Federal, após análise das provas coletadas pelo delegado, decidir se oferece ou não a denúncia contra os supostos envolvidos, dentre eles alguns dos diretores da empresa.

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder