TODOS QUEREM CAIXA PRETA ABERTA NA TARIFA METROPOLITANA

reunia-RIT-pesquisa-jornale




Governo do PR, Comec, URBS e Assomec realizarão pesquisa sobre origem-destino dos passageiros da Rede Integrada de Transporte (RIT)


A Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná, a Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a Urbanização de Curitiba (Urbs) e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) fecharam acordo nesta quarta-feira (27) para realizar uma pesquisa inédita sobre a origem e o destino dos passageiros que utilizam a Rede Integrada de Transporte (RIT), que atende Curitiba e outros 12 municípios.
 O objetivo é estabelecer o custo real da passagem de ônibus de cada linha que compõe a Rede Integrada de Transporte de Curitiba e RMC. A escolha foi feita em conjunto por todas as partes foi pela realização de uma pesquisa domiciliar, com os custos divididos em três partes iguais.
A escolha da metodologia foi técnica, uma vez que permitirá fazer o zoneamento, conhecer os diferentes deslocamentos dos usuários, as distâncias percorridas em ônibus, a pé, de bicicleta ou com outro meio de locomoção.
Desta forma, o levantamento abrangerá um contexto maior e ainda poderá incluir a sistematização dos dados da bilhetagem eletrônica e outras ações que forem necessários conforme a demanda levantada.

Opiniões
 

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, disse que “a transparência no processo de licitação, a seriedade no projeto de construção de um novo modelo gestor para o transporte público, com visão para 20 ou mais anos, e a consolidação da confiança entre as partes devem ser preservados por todos”.
O presidente da Urbs, Roberto Gregório, disse tratar-se de uma situação singular. “Estamos vivendo um momento único, de transformação de governança, na busca de construir soluções para este e os próximos convênios”.

Reuniões
 

Na reunião foi acordada ainda a realização de três reuniões técnicas. Uma para a operacionalização e efetivação da pesquisa origem/destino; outra, até 7 de maio, para a estrutura de custos das tarifas, com um possível convênio para solucionar a questão; e um terceiro encontro, a partir de 8 de maio, para manter a Rede Integrada de Transporte.
O grupo também elegeu o diretor de Transportes da Comec, Carlos do Rego Almeida Filho, secretário-executivo das três próximas reuniões, das quais devem participar um representante e assessores jurídicos de cada parte.

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder