Pessuti vai de Gleisi e complica Beto

O ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), depois de negociar cargos vistosos com tucanos e petistas, escolheu o lado. Ele foi nomeado conselheiro da Itaipu Binacional pela presidente Dilma Rousseff (PT) no Diário Oficial da União desta terça-feira. Pessuti declarou que ainda não sabe a data de posse. Tucanos ligados ao governador Beto Richa (PSDB), especialmente a bancada de deputados estaduais, ficaram irritados com a postura de Pessuti, que chegou a articular sua ida à presidência da Sanepar, e agora – com aquela cara de “eu não avisei”- questionam como fica a relação com a bancada do PMDB e o espaço ocupado pelo partido no secretariado, que acabou de ganhar o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida.

O cargo que Pessuti vai ocupar, apesar de não ter nenhuma significação política mais importante, produz um fato político de grande importância para o futuro da aliança do PMDB com Beto Richa e coloca no horizonte as seguintes questões:
Sem Pessuti o grupo que está com Beto no PMDB dificilmente será majoritário nas futuras convenções que decidirão o futuro do partido nas próximas eleições.
Agora Beto não controla mais o PMDB, apenas parte da sua bancada estadual, pois Requião tem quase 50% do Diretório Estadual e o restante está dividido entre dois ou 3 grupos, dentre eles o de Pessuti. Os deputados estaduais que estão com Beto não controlam mais que 30% do partido. O resultado é que agora o PT passou a ter também um papel importante na definição dos rumos do PMDB e condições de fazer com que o partido tenha o seu candidato próprio para 2014, com Requião ou outro, impedindo que se alie a Beto Richa, ou até mesmo impondo que se alie a sua aliança nacional, ou seja, a chapa PT/PMDB de Dilma e Temer.
Está claro que o PT agiu para dividir a base de Beto no PMDB e que o ato assinado pela Presidente Dilma significa que o partido está mais que nunca – desde a esfera federal – articulado para disputar a eleição de 2014 com candidatura própria. Ou seja, Dilma quer um palanque forte no Paraná e está agindo para isso.

TWITTER: @jogodopoderpr

FACEBOOK: JP Jogo do Poder