OAB FAZ JUSTA HOMENAGEM AO GRANDE VIEIRA NETO

A OAB do Paraná fará uma das mais justas homenagens da sua história ao lançar a biografia de um dos maiores advogados e um dos mais importantes juristas da história do Paraná, homem destemido e um exemplo para todo profissional da área.

 

OAB Paraná lança biografia de José Rodrigues Vieira Netto

Publicado 23 de julho de 2013


A trajetória de um dos mais importantes juristas paranaenses, José Rodrigues Vieira Netto, é tema da obra “José Rodrigues Vieira Netto – A vida e o trabalho de um grande mestre”, que será lançada no próximo dia 14 de agosto, às 18h. Escrito pela antropóloga Cecília Maria Vieira Helm, filha do homenageado, o livro reúne detalhes, depoimentos e curiosidades sobre a vida do advogado, professor e autor de obras clássicas da literatura jurídica e político. A obra tem o apoio da OAB Paraná e o patrocínio da Itaipu Binacional. O lançamento integra a programação da “Semana do Advogado – Resgate da Verdade, Memória e Justiça”, que acontece na sede da Seccional.A publicação relata trechos da infância, adolescência e da carreira do advogado, que teve seus direitos cassados pelo regime militar. Cecília Maria Vieira Helm narra as injustiças cometidas contra Vieira Netto na década de 1960 e das lições de vida transmitidas pelo humanista. “Com a publicação desta obra, penso estar cumprindo o dever de tornar pública a vida e o trabalho do grande mestre, meu pai, Vieira Netto”, diz Cecília em trecho do livro.A obra traz depoimentos de advogados, desembargadores e professores universitários, que enaltecem o legado do trabalho e da obra de Vieira Netto. O jurista René Ariel Dotti assina o prefácio do livro. “A memória de Vieira Netto tem me acompanhado há muito anos, nos momentos de sombra e de luz da vida profissional. Nas várias matizes de sua existência terrena, encontram-se o político, o intelectual, o parlamentar, o jurista, o professor e o advogado”, afirma Dotti.

Com quatro capítulos, o livro traz pensamentos e discursos do jurista, além de depoimentos de nomes como Newton José de Sisti, Luiz Edson Fachin, Antonio Acir Breda, Eduardo Rocha Virmond, George Bueno Gomm, Paulo Roberto Hapner, Munir Karam, Carlos Eduardo Hapner, Edgar Luiz Cavalcanti e Albuquerque, Leo de Almeida Neves, Carlos Eduardo Vieira, Ruth Diettrich Vieira e Ricardo Helm Vieira.