AFONSO PENA: ENTENDA PORQUE A AMERICAN TEM QUE IR A PORTO ALEGRE ANTES DE IR A MIAMI

A Gazeta do Pode deste domingo, 01.12, relaciona as obras que, segundo fontes ligadas ao Governo do Paraná, são importantes (e prioritárias?) e poderiam ser objeto de PPPs. Surpreendentemente, não dentre elas não está relacionado a nova pista do Aeroporto Afonso Pena, uma obra que tem o poder de transformar o Paraná, se não no maior, num dos mais importantes centros logísticos do Cone-Sul. A falta de menção à essa obra denota a falta de percepção do Governo do Paraná (todos eles, sem exceção) da importância dessa obra para o futuro do Estado. Lamentável.

Os aviões não podem pousar Aeroporto Afonso Pena com carga total e nem com os tanques de combustível a toda carga e a causa da proibição é a pista de apenas 2,2 quilômetros. “Os aviões precisam passar por outro aeroporto dentro do país para encher o tanque e aproveitar o espaço ocioso de carga. Para ser um destino final com o máximo de produtividade, somente com uma nova pista”, afirmou o professor de Engenharia Aeronáutica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Alfredo Manhagal, ao jornal Gazeta do Povo.

O Governo do Paraná decretou como de utilidade pública parte de um bairro lindeiro a área destinada à instalação da nova pista (desapropriada a mais de 70 anos para a construção da pista), mas até hoje não alocou os recursos para promover as desapropriações, cerca de 300 milhões de reais, uma módica quantia se comparada ao total que será investido pelo Governo Federal para a construção da pista.

 

Leia mais:

NOVA PISTA DO AEROPORTO AFONSO PENA

12.04.2014

Ex-governador do RS Germano Rigotto apóia proposta de Ivan Rodrigues para o Aeroporto Afonso Pena.
O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, participou nesta quarta-feira (10) do Encontro Empresarial organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos do Paraná – ABIMAQ, em Curitiba.
Durante o encontro, o prefeito mostrou a proposta de construção da nova pista do Aeroporto Afonso Pena para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos Mercosul, Ricardo Barros, e o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Calos Hauly, que na ocasião falaram sobre o programa Paraná Competitivo, que trata de novos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Estado.
Participaram ainda do evento o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, o diretor secretário da Abimaq, Carlos Pastoriza; o diretor regional da entidade no Paraná, Marcello Luparia e empresários do setor.
O prefeito Ivan Rodrigues destacou que o projeto para a nova pista do Aeroporto não é atribuição do município, mas que ele não pode ficar de braços cruzados. Por isso, nesta segunda-feira (08), falou sobre o assunto também com o governador Beto Richa, em encontro no Palácio das Araucárias.
Segundo o prefeito, com a nova pista a ser construída de 3.400m a atual pista auxiliar seria desativada e no local seria erguido o terminal de logística de cargas. “Este terminal possibilitaria a vinda para o Afonso Pena de todo o movimento de carga do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que representa aproximadamente 30% do movimento do aeroporto de Guarulhos”, afirma Ivan Rodrigues, prefeito de São José dos Pinhais.
Para o ex-governador gaúcho, a proposta apresentada pelo prefeito Ivan Rodrigues não pode ficar engavetada. “Precisamos de muita conscientização para convencer o Estado da importância dessa obra. Além de desenvolver o Estado do Paraná, ela beneficiaria outros estados e, ainda, desafogaria Guarulhos”, destacou Germano Rigotto.

Ivan Rodrigues vai a Beto Richa por Aeroporto, hospital e pavimentação – 08.08.11

O Prefeito Ivan Rodrigues esteve na manhã desta segunda-feira (08) no Palácio das Araucárias para discutir com o governador Beto Richa assuntos de interesse de São José dos Pinhais, como o Aeroporto Internacional Afonso Pena, recursos para pavimentação no município através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e também à saúde pública em SJP. A reunião contou com as presenças do deputado federal Eduardo Sciarra e do Secretário Municipal de Comunicação, Luiz Carlos da Rocha.
No encontro, o prefeito de São José dos Pinhais apresentou sugestão do projeto de construção da nova pista do Aeroporto Afonso Pena. A estrutura possibilitaria o tráfego de aeronaves de grande porte sem limitações e prevê também a instalação do terminal logístico de cargas, visando trazer para cá a demanda de cargas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que hoje utilizam o aeroporto de Guarulhos-SP. Além disso, aliviará o movimento pesado na BR-116 entre Curitiba e São Paulo. No entender da Prefeitura, dada a importância grande estratégica do projeto para o Paraná e também para o país, seria essencial o comprometimento do Governo do Estado em apresentá-lo e defendê-lo junto ao Governo Federal.