ALVARO ASSUME DISCURSO DE BETO EM DEFESA DOS EMPRÉSTIMOS DO PARANÁ

 

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou em Plenário, nesta quinta-feira (14), certidão atualizada do Tribunal de Contas do Paraná para comprovar que o estado cumpre todas as obrigações relativas à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/2000 – Complementar). Ele divulgou o documento para desmentir que o Paraná estaria descumprindo a LRF, boato que teria surgido em razão de a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) ter atrasado a análise de pedido de autorização para a contratação, pelo governo estadual, de empréstimos no valor de R$ 3,3 bilhões.

Alvaro Dias acusou o governo federal de discriminar o Paraná, lembrando ainda que, recentemente a Secretaria do Tesouro Nacional, ao liberar três operações de crédito para o estado, o considerou apto a receber os empréstimos.

O senador sublinhou que a decisão da Secretaria do Tesouro Nacional não prejudica apenas o governador do Paraná, Beto Richa, nem o partido político, o PSDB, ao qual pertence, mas a toda a população do estado.

– É preciso ressaltar que o estado do Paraná vem cumprindo e superando suas metas de arrecadação tributária, o que não ocorre na maioria dos estados brasileiros, apesar da redução dos repasses tributários da União, e mesmo não tendo, até o momento, recebido liberação para todas as operações de crédito em análise na Secretaria do Tesouro Nacional, inclusive para o Proinveste, que já foi liberado para todas as demais unidades federativas – disse (Agência Senado).