EDUCAÇÃO: ALCENI GUERRA LANÇA LIVRO “IMAGINAÇÃO COMO ESTRATÉGIA”

O ex-ministro da Saúde Alceni Guerra lançou, nesta sexta-feira, no Museu Oscar Niemeyer “A Imaginação Como Estratégia”, uma obra que pode ser encarada como um manual para a educação no futuro ou, da mesma forma, para o futuro da educação.

IMG_6435.jpg

Foto Milcho Pipin

O livro, publicado pela Editora Esfera, é a materialização de um sonho, de uma vontade de deixar como legado os mais de 20 anos de vida pública. Alceni Guerra contou que “teve o prazer de assistir a pessoas e grupos de pessoas mudarem a história de políticas sociais no Brasil com ações criativa instantâneas. Depois, vi que essas ações se repetem quando as desejamos”. E acrescentou: “Trabalho todos os dias defendendo a escola integral para a educação, tirando as crianças das ruas e dando um futuro a elas”. Dois ex-ministros da Educação escrevem no livro: Marco Maciel fez o prefácio e Cristovam Buarque a introdução.

O governador Beto Richa esteve presente na cerimônia e agradeceu a dedicatória feita a ele: “O Alceni me deixou emocionado ao lembrar o meu pai. Ele escreveu que aprendeu muito com o ex-governador José Richa, principalmente, na época da Constituinte e isso me dá forças para continuar lutando pela educação de nossas crianças”.

Também estiveram presentes na cerimônia o chefe de gabinete de Richa, Deonilson Roldo, o deputado federal Eduardo Sciarra, os secretários estaduais Reinhold Stephanes, da Casa Civil, e Jackson Pitombo, do Turismo, o deputado estadual Nelson Justus, o ex-vereador de Curitiba Robert Hinça, além do representante da Associação Comercial do Paraná Cleverson Teixeira, do diretor presidente do MON, Cristiano Morrissy, do advogado criminalista Elias Mattar Assad e do jornalista Carlos Alberto Pessoa, o Nego Pessoa.

O diretor da Editora Esfera, Maurício Barreto, destacou o brilhantismo de Alceni Guerra: “Esse extenso currículo, a inteligência e a determinação de um homem predestinado a encarar de frente as principais mazelas da sociedade e, sobretudo, o caráter indiscutível desse homem público o credenciam para ser um modelo seguido por todos nós”.

Alceni Guerra é médico pediatra. Foi ministro da Saúde e da Criança (1990-1992), foi eleito deputado federal por três mandatos, entre eles da Constiuinte, foi prefeito de Pato Branco (1997-2000), assumiu no ano seguinte a Casa Civil do Paraná, onde permaneceu por dois anos. Presidiu o Lactec e mais recentemente dói secretário de educação integral de Brasília (2008) e secretário de Planejamento de Curitiba (2009).