CID VASQUEZ INAUGURA INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO EM LONDRINA

Nesta sexta-feira (6), foi inaugurado pelo secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, e pelo diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha a unidade de Londrina do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR). A IIPR vai começar a fazer perícias em objetos apreendidos em local de crime, retrato-falado e projeção de idade, entre outras ações.  Com a descentralização, o serviço será feito de forma mais rápida e com menos custos, propiciando um reforço na investigação policial e na elucidação de crimes. 

 

O secretário Cid Vasques ressaltou que a atividade será um reforço para a área da Justiça Criminal. “O Complexo vai agilizar laudos e, assim, beneficiar também o Ministério Público e o Poder Judiciário, dentro da necessidade de uma Justiça mais rápida”, afirmou o secretário. 

 

Dentre as atividades do Complexo Técnico de Londrina está o Laboratório Papiloscópico, que realiza perícia por meio da ação de reagentes químicos em objetos apreendidos que não puderam ser analisados no local do crime. Da mesma forma, funcionará no local a Representação Facial Humana, que abrange atividades como retrato-falado, análise prosopográfica e projeção da idade, ferramenta importante para a identificação de pessoas por meio da descrição de vítimas e testemunhas. 

Também integram o Complexo um setor de capacitação e treinamento para os servidores da instituição, o setor de testes e monitoramento, que acompanha os sistemas internos do IIPR; e o Museu da Papiloscopia Paranaense. Outras atividades, como perícia em local de crime, coleta papiloscópica e necropapiloscópica, já em execução no interior do Estado, agora terão no Complexo Técnico uma base estruturada para melhor desenvolvimento.