ASSISTA O DELEGADO FEDERAL JOSÉ ALBERTO IGÉGAS NO JOGO DO PODER EM 2011

POLÍCIA FEDERAL MAIS PRÓXIMA DA COMUNIDADE

O diretor de inteligência da Polícia Federal (PF), José Alberto Iégas, é o novo secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná. Ele assumiu o cargo na última quarta-feira (19/02), no lugar de Cid Vasques, que pediu exoneração. Iégas já foi delegado da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, no oeste do estado; superintendente da Polícia Federal no Paraná e, atualmente, era diretor de inteligência da PF, em Brasília. Em outubro de 2011, Iégas participou do Jogo do Poder Paraná, sob o comando do advogado Luiz Carlos da Rocha, onde fez um amplo relato das atividades da Polícia Federal no Paraná.

Durante a entrevista, em 2011, Iégas revelou que até o final do Governo Dilma o contingente da Polícia Federal deveria receber mais de 3 mil servidores e que o órgão não estaria preparado para receber mais que mil servidores por ano. Segundo ele, a Escola Superior da Polícia Federal só tem capacidade de capacitar 500 servidores por semestre

Durante sua participação no JP, Iégas, que na época era superintendente da Polícia Federal, havia anunciado que a PF estava ampliando as suas ações na região de fronteira do Paraná e que havia estreita colaboração não só com as polícias civil e militar do Estado, mas também com as forças de segurança do Paraguai, que estava resultando em muitas operações de repressão ao crime bem sucedidas.

Ele falou também sobre o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), que estava em pleno funcionamento e que já representava  um auxílio extraordinário para a PF na medida em que não tem limitações de vôo, podendo atuar tanto na noite como no dia, evitando o uso de agentes na observação de pontos de contrabando e tráfico na fronteira, vez que o veículo envia as imagens em tempo real.

Iegas também informou que era desejo da Polícia Federal uma maior aproximação com a comunidade e para isso a PF não ficaria restrita às grandes operações, razão pela qual foi criado o disque denúncia (denuncia.srpredpf.gov.br), que pode ser acionado para a repressão de pequenas ações de uso de drogas por qualquer cidadão que deseje fazer a denúncia.

Assista a entrevista com José Iégas, que participou do Jogo do Poder Paraná, no dia 30/10/11.