O CATARINENSE TELMO CHEREM É CIDADÃO PARANAENSE

O Projeto de Lei n.º 568/09, por proposição dos Deputados Ney Leprevost e Durval Amaral, foi aprovado na ALERP para conceder título de Cidadão Honorário do Paraná ao desembargador Telmo Cherem.

O ato será no próximo dia 20 de maio o título de cidadão honorário do Paraná, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado, às 18h30 no Plenário da Alep.

Antes de tornar-se juiz do Tribunal de Alçada do Paraná, Telmo Cherem foi advogado bem sucedido em Curitiba e professor da universitário por muitos anos.

Está sendo homenageado com título de cidadão parananense vindo de Tijucas, Santa Catarina, em 1953. Veio morar em Curitiba onde estudou e constituiu família. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1975, quando recebeu a medalha de ouro pela classificação em primeiro lugar no curso. Tornou-se paranaense, adaptando-se e sendo acolhido como se tivesse nascido no Paraná.

Atuou como advogado em Curitiba, de 1976 a 1990. Desde 1981 é membro do Instituto dos Advogados do Paraná. Foi vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados – Seção do Paraná e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná.

O desembargador também foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Faculdade de Direito de Curitiba. Na PUCPR ocupou os cargos de diretor da Faculdade de Direito e de vice-diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais.

Em 1990 assumiu o cargo de juiz do extinto Tribunal de Alçada do Estado. Cinco anos depois foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, passando a integrar a Sexta Câmara Cível. Atualmente integra a Primeira Câmara Criminal e o Órgão Especial.

Cherem também presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, no período de fevereiro de 2007 a janeiro de 2008.