FERROVIA NORTE-SUL: O QUE O BRASIL NÃO VÊ ACONTECER. VALE CONFERIR.

Lentamente e com atrasos reiterados por razões diversas (ambientais, burocracia decorrentes do modelo anacrônico das contratações públicas, intervenções judiciais, etc …), como acontece com toda obra brasileira, o projeto de concretização da chamada Rodovia Norte-Sul, que tem a pretensão de ligar o Amazonas ao Rio Grande do Sul, vai avançando .

O trecho que liga o Norte ao Centro-Oeste está muito próximo de acontecer e criara a possibilidade do Mato-Grosso utilizar o Porto de Santos através de ferrovia. Vale dar uma olhada no projeto e no que já aconteceu.

O avanço das obras na Ferrovia Norte-Sul em um dos trechos que passa por Tocantins está com mais de 90% das obras executadas, de Palmas até Ouro Verde (GO). No ano passado o objetivo era concluir os 10% restantes até março de 2014 e também fazer o ramal até Anápolis(GO).

O objetivo era que ao longo de 2014 fosse concluída a ligação entre Ouro Verde (GO) e Estrela D”Oeste (SP), ligando Tocantins ao Porto de Santos e a toda a malha ferroviária do Sul e Sudeste do país, e a partir de Palmas até Açailândia, estabelecendo as condições de acessar também o Porto de Itaqui (MA).

 

 

Quando totalmente concluída, a Ferrovia Norte-Sul (FNS) terá a extensão de 4.155,6 km e cortará os estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e servirá como espinha dorsal do país.

O trecho de 855 km de Palmas (TO) a Anápolis (GO) está em fase final de construção. Já o trecho Açailândia (MA) – Palmas (TO) possui 719 km, subconcedido à Vale S.A em 2007, está em operação. E o trecho que liga Barcarena (PA) a Açailândia (MA) de 480 km aguarda data para licitação. Ele é parte integrante do Programa de Investimentos em Logística (PIL), do governo federal.

Outro objetivo é a ligação Oeste-Leste (FIOL), no trecho de 1.022 km compreendido entre Ilhéus (BA) e Barreiras (BA).

Nesse trecho, entre Ilhéus e Caetité, a FIOL atinge o nível de 37% de obras realizadas até o momento e deve ser concluída em dezembro de 2015. No outro trecho, entre Caetité e Barreiras, recentemente liberado pelo Tribunal de Contas, a Valec se prepara para retomar as obras ainda neste semestre. Assim, não há mais qualquer impedimento legal ou físico para a execução da ferrovia.

Inicialmente, caberá à Valec fazer a operação provisória da via. A concessão do trecho será feita pelo Programa de Investimento em Logística (PIL) definido pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes.

Quando finalizada, a Norte-Sul terá uma extensão de 4,15 mil quilômetros, atravessando Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O trecho entre Palmas e Açailândia (MA) já está operando. Foram concluídos os estudos técnicos para a continuação da obra até o Porto de Vila do Conde, em Belém. A previsão é que, em 2014, a ferrovia tenha 2,25 mil km, quando entrará em operação o trecho mais ao sul, que a prolongará até Estrela d’Oeste (SP).