ELOGIOS: MÍDIA ESTRANGEIRA VÊ JOGOS É VAI TOMANDO GOSTO PELA COPA

Gringos chegam e gostam

Enunciado da Reuters para especial de dez jornalistas: “Brasil entra no ritmo da Copa conforme protestos se acalmam”. É efeito da “ação dramática em campo” e dos torcedores que chegaram e, brincou um australiano, acharam o hotel de pé.

Do “Washington Post”: “Os gringos chegaram e, com ressalvas, parecem gostar do que vêem”.

Jornalistas estrangeiros que postaram elogios à infraestrutura e ao futebol foram atacados e reagiram: “Pelo jeito, o novo campo de batalha da política brasileira são minhas menções”, ironizou Jason Davis, da ESPN, após receber 1.300 retuítes.

O Yahoo News fez um levantamento de tuítes e intitulou “Brasil 2014 já está a caminho de ser melhor Copa de todos os tempos”.

De Gary Lineker, ídolo inglês e âncora da BBC: “Todos os jogos têm sido formidáveis. Se até a Suíça conseguiu divertir, será realmente um torneio infernal”.

Um dos poucos veículos que trataram dos xingamentos a Dilma, a “Economist” anotou que ela deve ter “suspirado aliviada”, pois “os paulistanos endinheirados que podiam esbanjar até milhares de dólares nos ingressos não são exatamente o eleitorado natural de seu Partido dos Trabalhadores”. A Al Jazeera foi pela mesma linha.

NELSON DE SÁ nelsonsa@uol.com.br